Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Fim de Ciclo

Terça-feira, 06.01.15

Hoje, foi o dia a seguir ao fechar de um ciclo na família, para os que não conhecem, os meus pais tinham talhos, um negocio de rua ou do comercio tradicional, como muitos, durante 40 anos (mais ano menos ano) foi a atividade que suportou, a família, passou do avó para o pai e não chegou a netos!

 

Não foi fácil, dizer, encarar e metalizar os nossos pais que, tinham de parar/fechar aquilo que foi o dia a dia deles durante toda a vida, aquilo que sustentou a família e que permitiu alimentar a família, educar e formar os filhos, é algo sombrio, sórdido até, os filhos dizerem aos pais, pagas-te para me formar, e o que aprendi serve para dizer que está na hora de parar, também percebi ao longo da minha formação, que um negocio, tem de gerar resultados, sejam eles financeiros, sociais ou pessoais  e neste momento, nada disso acontecia, portanto, é hora de se dedicarem a vocês, a nós, os filhos e aos netinhos.

No entanto e apesar de tudo, esta é a decisão logica, racional e operacional.

 

Mais complexa, se torna a decisão, por causa do lado social, sentimental, afetivo e das quebras de rotinas, se eu próprio ando nostálgico e melancólico… Não foi fácil, chegar, ver a porta fechada, ir para casa e passar no talho, verificar a atividade do dia, conversar com eles, coordenar e resolver o que havia pendente.

Se para mim é difícil, o que será para eles que lá andaram todos estes anos?

Sim, tenho jeito para aquilo e gosto da atividade.

 

Hoje e após 10 anos de grande envolvência direta no negocio, no pós acidente do meu pai, dei por mim no trabalho, inquieto e com a sensação de que estava a esquecer-me de algo, não estava, dei por mim com o telefone na mão, para ligar a saber como tinha corrido o dia e preparar as encomendas/chegadas de carne para os próximos dias, passado mais um bocado, de telemóvel na mão para ligar a alguns fornecedores para coordenar entregas e as quantidades, em ambas, sorri e pensei, isso já não é preciso fazer ….Passado um bocado, dei por mim a pensar e se não foi a opção correta, o que podíamos ter feito e em que alturas para evitar?

O pensarão vocês todo o dia?

Agora penso, podíamos ter feito muitas coisas, e podia ou não ter resultado, mas também o que interessa, agora e perante o cenário esta foi a decisão tomada e é esta que prevalece, portanto, vamos todos ficar com as boas recordações e o futuro dirá de sua justiça.

 

A ELES, se algum dia algo não tão correu bem, é por isso que somos pais e filhos, foi sempre tudo pelo melhor de todos nós, trabalhar em família, pais e filhos, devia ser proibido, é muito complexo, mas nunca desistir!.

Por fim obrigado, pois, tenho a certeza que se algum dia me chatear com os imensos números que trabalho no dia-a-dia, vou aí a um sitio qualquer, peço emprego a cortar carne e mostro o meu curriculum vitae, agarro a faca, afio-a e começo a cortar, sei que os deixarei muito bem vistos.

 

Abraços

Nuno Cerejo

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por NC-Turças às 00:50





mais sobre mim


pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Janeiro 2015

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Nós

154689_1429433146381_1549423573_30937601_1585107_n