O número 23
O novo projecto de vida ... Iniciou a dois, agora somos cinco! Apareceu o habitante de quatro patas, a Princesa e o Rapazolas!
5 meses de Pai
Vou tentar não entrar nas banalidades, vou tentar contribuir com alguma coisa de positivo para futuros papás.
Ora bem, começando nas banalidades, quando andávamos grávidos, só ouvíamos, durmam, depois não dormem, aproveitem agora, depois manda ela, blá, blá, blá .......
Pá, se têm amigos, grávidos, não lhes digam isto, se não, começam todos a fazer a seguinte questão, vale a pena ter filhos?
Quase todos nos falavam das privações e dos sacrifícios, certo dia disse á Susana, "quando estivermos com alguém que nos comece com esta conversa, ajuda-me a desviar a conversa, que isto é treta tal como era a conversa de que quando casarem acaba-se o tempo para a bola e para as jantaradas e afins e derivados, ando a ficar cheio de ouvir sempres as mesmas tretas"
Na verdade eram mesmo tretas, temos a grande SORTE da pequena Leonor ser calminha, temos o MERITO, de desde o inicio descomplicar, desde a gravidez até aos 5 meses é tudo com calma e sem grande stress.
O lema, somos pais e agora tudo se rege pelo manual da complicação e das regras rígidas, não podemos fazer nada porque se está grávido ou se é pai, Tretas!
A melhor regra é seguir o nosso instinto e puxar o novo projeto para dentro das nossas vidas, não o novo projeto a comandar as nossas vidas.
Ora bem, falando da paternidade, tendo como base que as crianças são seres por formatar então, bora lá, a mãe está ocupada, o pai precisa de ir a um sitio qualquer, ou vice versa, fácil, vai com um deles, ora vai á aula de pilatos da mãe e derrete tudo a gente, ora vai para o talho com o pai e os clientes ajudam a tomar conta, ora vai ás reuniões do clube e espalha magia.
Está a dormir e não se quer acordar, temos de sair, fácil, 1ª hipótese, mete dentro ovo e vai também, 2ª hipótese, fica um em casa e outro vai fazer o que tiver de fazer, 3ª Hipótese, avó, tia, venham aqui a casa que a Leonor precisa de conversar convosco.
Banho e higiene, isto é assim, ou sé pai para tudo ou não, manda vir que eu viro. Dei o 2º banho em casa á canita, desde aí, sempre que necessário, é um grande momento esse.
As mamadas e os horários, porque tem a felicidade de a mãe ter mama, a mãe está perto, não está perto, no stress, tira o leite, deixa no biberão que depois eu dou-lhe. Fraldas, manda vir que eu derreto, dormir, tratas tu ou eu? Pronto, vou eu que tu tiveste o dia inteiro!
Cólicas, dentinhos, rabugice, certo, faz parte, o melhor é, não desmoralizar e nunca entrar em stress, eles percebem logo e então a coisa complica-se, se a coisa está feia, troca-se com a mamã ou vice versa.
A evolução deles, é o melhor, o sorriso quando se chega a casa, a gargalhada quando se brinca, o sentar e olhar par ti, (vês papá, já não preciso que me agarres), agarrar o brinquedo, xuxar no dedo ... enfim, tanta coisa que nos derrete!
Papa, sopa e fruta, bom, estamos nessa, como tudo na vida, devagar e passo certo que isto vai lá, é tudo diferente daquilo que ela estava habituada, mas, tem de ser e com calma vai lá. A papa é doce, ela vira aquilo bem, a sopa e a fruta, mais complicado, mas também já vai encarrilando, uns dias 4 colheres, outros dias 10, e agora uma concha de sopa e uma pera!
Ser pai/mãe é algo mágico, não coloquem barreiras a vós próprios e condicionantes com as quais vocês nem concordam, mas fazem porque alguém julga que tem de ser.
Nós fizemos férias, no estrangeiro grávidos de 5 meses, com a Leonor com 3 meses e com ela com 5 meses ... não alteramos nada, obvio que alteramos, ou melhor adaptamos os rtimos ás necessidades dos 3 ...
Ela mama, onde tiver de mamar, no bom jesus de braga ou na torre dos clérigos ou na praia, dorme no berço ou de viagem ou no carrinho de passeio ou na praia e troca a fralda onde tiver de ser!
Ser pai/mãe é das melhores experiencias da vida, não a dificultem ou a compliquem.
Abraços
NC
Autoria e outros dados (tags, etc)
5 comentários
De O Pai a 14.10.2013 às 20:08
Obrigado!